TRABALHO INFANTIL
AUTORA
Pedagoga Andressa L. Schmidt, 5º ano A
O trabalho infantil ainda é um problema social existente no Brasil. Seja nos semáforos, nos lixões, em feiras, restaurantes, no campo, em indústrias ou dentro de casa, muitos estão perdendo a infância e não tendo acesso à educação.
Os alunos do 5º ano A da professora Marcia Raquel de Camargo conheceram um pouco dessa situação durante suas pesquisas e atividades desenvolvidas em sala de aula. A professora fez então, a provocação de como poderiam combater o trabalho infantil.
Tudo se iniciou com a leitura do gibi da Turma da Mônica “ TRABALHO INFANTIL, NEM DE BRINCADEIRA” . Após a leitura os alunos assistiram vídeos referentes ao assunto e também desenvolveram atividades de Língua Portuguesa e Arte para ilustrar as conseqüências que o trabalho infantil traz para as crianças e jovens em idade escolar.
Dentre as atividades foram elaborados textos, onde os alunos puderam expor seus pensamentos e atitudes que podem ser tomadas para evitar esse tipo de trabalho. Rodas de conversa foram feitas, onde foram discutidas as possíveis formas de como cada indivíduo pode contribuir na erradicação do trabalho infantil e defender os direitos fundamentais de crianças e adolescentes.
Eles entenderam também que criança que trabalha de forma irregular perde a possibilidade de aprender, sonhar e brincar.
Também foram elaborados cartazes sobre a conscientização do trabalho infantil, sendo expostos para outras turmas.
Dentro da disciplina de Arte a professora realizou a releitura do quadro Operários de Tarsila do Amaral, onde a mensagem principal da obra é mostrar a diversidade cultural de um povo oprimido pelas elites, representada pela fábrica ao fundo. Também foi feito um trabalho com teatro de fantoches onde as crianças apresentaram as demais turmas da escola, podendo assim interagir com os demais colegas.
Sendo que o trabalho com o trabalho com teatro de fantoches na escola tem uma importância ímpar na educação: o aluno aprende a inventar, desenvolver a socialização, como também a criatividade, coordenação, boa capacidade de memorização, oralidade, leitura, pesquisa, expressão corporal, impostação de voz, etc.
O trabalho da professora foi muito proveitoso, os alunos entenderam a importância de crianças e adolescentes estarem na escola e que com educação podemos promover oportunidades para todos terem um futuro melhor.
Pedagoga Andressa L. Schmidt, 5º ano A
O trabalho infantil ainda é um problema social existente no Brasil. Seja nos semáforos, nos lixões, em feiras, restaurantes, no campo, em indústrias ou dentro de casa, muitos estão perdendo a infância e não tendo acesso à educação.
Os alunos do 5º ano A da professora Marcia Raquel de Camargo conheceram um pouco dessa situação durante suas pesquisas e atividades desenvolvidas em sala de aula. A professora fez então, a provocação de como poderiam combater o trabalho infantil.
Tudo se iniciou com a leitura do gibi da Turma da Mônica “ TRABALHO INFANTIL, NEM DE BRINCADEIRA” . Após a leitura os alunos assistiram vídeos referentes ao assunto e também desenvolveram atividades de Língua Portuguesa e Arte para ilustrar as conseqüências que o trabalho infantil traz para as crianças e jovens em idade escolar.
Dentre as atividades foram elaborados textos, onde os alunos puderam expor seus pensamentos e atitudes que podem ser tomadas para evitar esse tipo de trabalho. Rodas de conversa foram feitas, onde foram discutidas as possíveis formas de como cada indivíduo pode contribuir na erradicação do trabalho infantil e defender os direitos fundamentais de crianças e adolescentes.
Eles entenderam também que criança que trabalha de forma irregular perde a possibilidade de aprender, sonhar e brincar.
Também foram elaborados cartazes sobre a conscientização do trabalho infantil, sendo expostos para outras turmas.
Dentro da disciplina de Arte a professora realizou a releitura do quadro Operários de Tarsila do Amaral, onde a mensagem principal da obra é mostrar a diversidade cultural de um povo oprimido pelas elites, representada pela fábrica ao fundo. Também foi feito um trabalho com teatro de fantoches onde as crianças apresentaram as demais turmas da escola, podendo assim interagir com os demais colegas.
Sendo que o trabalho com o trabalho com teatro de fantoches na escola tem uma importância ímpar na educação: o aluno aprende a inventar, desenvolver a socialização, como também a criatividade, coordenação, boa capacidade de memorização, oralidade, leitura, pesquisa, expressão corporal, impostação de voz, etc.
O trabalho da professora foi muito proveitoso, os alunos entenderam a importância de crianças e adolescentes estarem na escola e que com educação podemos promover oportunidades para todos terem um futuro melhor.
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